Início | Blog | O calor pode afetar a saúde das pessoas com diabetes

O calor pode afetar a saúde das pessoas com diabetes

Os cuidados com a pele da pessoa com diabetes no verão.

A chegada do verão e as altas temperaturas podem causar impactos na saúde das pessoas com diabetes. Saiba que cuidados tomar

O calor pode afetar a saúde das pessoas com diabetes. Além das ondas de calor que atingem o Brasil, a chegada do verão e as altas temperaturas podem causar impactos na saúde das pessoas que têm condições crônicas de saúde, como é o caso do diabetes. Pesquisadores acreditam que pessoas acima dos 65 anos, em especial, são as que mais têm riscos de sofrer complicações. Mas o alerta é válido para todas as faixas etárias. Isso se deve a alguns fatores:

  • Pessoas com diabetes ficam desidratadas mais rapidamente em altas temperaturas. 
  • Não ingerir a quantidade necessária de líquidos pode aumentar a glicemia.
  • Glicemia elevada pode fazer você urinar mais, causando desidratação.

Então, a dica é redobrar os cuidados!

 

Hidrate-se e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

É consenso entre os especialistas que pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2 podem sentir mais os efeitos do calor. Isso acontece porque o organismo tende a não se resfriar de forma efetiva, já que a doença pode causar danos aos vasos sanguíneos e nervos, o que afeta as glândulas sudoríparas.

Pessoas com diabetes também podem se desidratar com mais facilidade. Por isso, beber bastante água é essencial. Beba de 1,5 a 2 litros de água por dia (ou até mais que isso, se a temperatura ambiente for elevada). Água e chás caseiros (sem adição de açúcar) são sempre melhores opções que refrigerantes e bebidas alcoólicas. Quanto aos sucos, melhor comer a fruta fresca, para não correr o risco de aumentar a glicemia. A ingestão de alimentos ricos em água, como sopas, saladas e alguns tipos de frutas, também ajuda nessa tarefa.

Inicie as refeições por saladas cruas e evite excessos alimentares, principalmente frituras e doces (prefira assados, grelhados e cozidos). Enfeite os pratos com frutas, inclua cereais integrais e evite molhos à base de maionese. Se for ficar muito tempo sem comer, prepare um lanche rápido e saudável, como frutas e iogurte, para evitar a hipoglicemia. 

 

Calor afeta a forma como o corpo usa a insulina

Altas temperaturas podem afetar a forma com que o corpo administra a insulina. E, como já foi dito, se você não se hidratar adequadamente, os níveis de glicose no sangue podem aumentar. Por isso, também, é prudente verificar os níveis de açúcar no sangue com mais frequência, com o auxílio de um bom glicosímetro, como o medidor de glicose Proxima Alive X.

 

Combata o sedentarismo, mas se proteja do sol

O calor pede atenção redobrada quanto aos cuidados para pessoas com diabetes. Mas nem por isso você deve deixar de se exercitar. Mantenha a atividade física durante as férias! Fazer exercícios reduz os níveis de glicose no sangue, ajuda a regular a tensão arterial e, ainda, os níveis de colesterol. Procure também descansar e dormir bem.

Tomar sol diariamente, em particular, no período da manhã (entre 6h e 11h), é saudável. Então, você pode fazer a sua caminhada nesse horário, por exemplo. O problema é se expor ao sol de forma descuidada. Pessoas com diabetes devem ter cuidado com a exposição ao sol sem proteção, procurando ficar em lugares sombreados e arejados. Da mesma forma, as roupas devem facilitar a ventilação (usar roupas leves e de cor clara, por exemplo). 

Outra dica é não descuidar dos medicamentos, que devem ser armazenados em locais frescos. Por isso, proteja suas medicações e a insulina do sol e do calor, mantendo tudo em um local fresco e seco (isso vale também para medidores de glicose e outros equipamentos). Ah! Evite também deixar esses objetos no porta-luvas do carro, mantendo-os em uma bolsa térmica ou caixa de isopor!

ATENÇÃO: As informações aqui disponibilizadas visam o autocuidado em diabetes e não substituem uma consulta com seu médico.

Neste artigo, você viu O calor pode afetar a saúde das pessoas com diabetes. Conte sempre com as soluções da PROXIMA para cuidar de você e de quem está próximo! Para saber mais, acesse www.proximadx.com/solucoes/diabetes/.

 

Fontes: Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Diabetes 365º, Diabetes Voice e Hospital Oswaldo Cruz

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba com exclusividade os nossos conteúdos, direto no seu e-mail.

Compartilhe esse conteúdo:

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Email

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba com exclusividade os nossos conteúdos, direto no seu e-mail.